Toda última quarta-feira do mês é dedicada aos guris! A matéria de hoje é bem especial: sugestão de pauta do leitor Iago Fernandes. Sempre que produzimos posts de festas temáticas queremos que a formatura seja lembrada pelos convidados não só por ser divertida, mas também pela criatividade. Por isso, o ideal é que a festa reflita a personalidade do formando.
Muita gente opta por comemorar com um churrasco! E a escolha de um cardápio não tradicional interfere em toda a organização da festa, garantindo autenticidade à comemoração. Então, vamos planejar?!
Sim, vamos falar de novo que o convite é muito importante! Quem é leitor antigo do blog sabe que gostamos de destacar esse elemento, já que é a primeiro impressão que o convidado vai ter da festa. Nesse caso, a descontração deve aparecer já no material gráfico. Podem deixar as formalidades de lado e abusar de recursos como as ilustrações! Um kit feito com saquinho de papel pardo e um marcador de livro personalizado com as informações da festa é uma opção criativa e acessível!
Caixas de madeira, lousa, folhagens e flores do campo: a beleza está na simplicidade. Para essa temática dedique-se aos pequenos detalhes e invista em materiais mais rústicos. Trilhos e/ou jogos americanos podem substituir as toalhas em mesas de madeira. Garrafas de vidro podem se tornar centros de mesa, assim como os temperos dentro de potes de alumínio. Velas e luzinhas também são bem vindas para dar uma descontraída na iluminação. E clarp: churrasco lembra mesa cheia e amigos reunidos. Por isso, sugerimos trocar as mesas pequenas pelas coletivas, que reúnem mais convidados! Ou ao menos intercalar essas opções 🙂
O churrasco foi a primeira definição do check list, mas não é porque o cardápio é simples que vamos deixar de explorar todas as suas possibilidades! A apresentação da comida é muito importante e pode dar aquele toque criativo na festa. Primeiro é preciso definir a forma como a comida será servida. E depois pensar na composição dos pratos e acompanhamentos. Algumas opções interessantes:
1: Finger food: os espetinhos podem ser expostos em uma ilha para os convidados escolherem ou servidos pelos garçons.
2: Carne na mesa: use tábuas e gamelas para deixar pedaços maiores à disposição dos convidados. Esse tipo de apresentação cria aquele clima de churrasco em casa!
3: Um buffet de churrasco caprichado na apresentação dos espetos e acompanhamentos.
Para não deixar os convidados com fome até a hora do churrasco ficar pronto, um bar de snacks salgados é uma opção divertida e bem no estilo self-service. Castanhas, amendoim, chips de batata e palitinhos de queijo são algumas sugestões deliciosas!
Um dos momentos mais esperados: o da sobremesa! Se optar pelo serviço à francesa uma proposta interessante é abacaxi grelhado com canela e sorvete de baunilha (praticamente uma releitura do petit gateau haha). Outra possibilidade é transformar a mesa de doces em uma ou mais estações de comida: frutas no palito com chocolate, bar de cupcakes (cada um monta o seu), brigadeiro de colher com confeitos, buffet de sorvete…E por que não entrar no clima churrasco e servir brigadeiro no palito? 🙂 Alguns doces mais clássicos como ambrosia e paçoquinha podem ser servidos no copinho!
O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente em churrascos. Tubos de ensaio são embalagens práticas pra lembrancinhas e uma tag personalizada é o arremate perfeito. Mas podemos ir além: pendurá-los em cortinas de fio de nylon, além de ser um cenário perfeito pras fotos, estimula a interatividade com os convidados. Na hora de ir embora, cada um corta um pedaço do fio e leva o seu mimo pra casa! Outra ideia legal e fácil de colocar em prática são saquinhos de papel pardo com temperos ou potinhos de sal temperado. E dentro do conceito de 2 em 1 (que a gente ama!) as canecas de alumínio podem ser usadas na própria festa e depois cada convidado leva a sua pra casa! Não esqueça de espalhar canetas permanentes pelas mesas, assim todo mundo personalizar a sua 🙂
Com um pouco de arte, placas de madeira podem se transformar no menu do evento e se misturar à decoração. O mesmo material pode ser utilizado para receber os recados dos convidados, assim como uma tábua encaixa nesse propósito e tem tudo a ver com o tema! Todos esses elementos vão servir como uma boa lembrança e também para enfeitar um cantinho especial, seja em casa ou no escritório.
Até as tampinhas de cervejas podem ser reaproveitadas de forma divertida: cada amigo escreve as suas iniciais ali, até encher um pote de recordações <3
Para os churrasqueiros mais assíduos ter um avental é fundamental! Que tal pedir para os amigos e familiares assinarem a peça?
Nossa dica especial: já fizemos esse post AQUI sobre festa com o tema cerveja e lá vocês podem encontrar muitas ideias legais que se encaixam no churrasco de formatura, assim como AQUI no post com dicas para montar uma formatura-boteco. Ainda como complemento, caso a comemoração seja no verão, confiram essa matéria AQUI. E se for nas estações mais frias, também sugerimos várias opções nessa publicação AQUI.
Cheers! 😉